A Pedra Branca, o Maná Escondido e o Novo Nome, Pra Que?
O texto de hoje encontramos em Apocalipse 2.17

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:
Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”

Antes de entrarmos no comentário do texto, permita-me falar algo dos meus tempos de criança.
Gosto muito da maneira que a psicanálise nomeia as memórias nascidas na infância e que seguem o homem para sempre em suas lembranças. O termo é “Reminiscência da Infância”(…)
Quando eu tinha oito ou dez anos, despertou em mim a curiosidade em certos textos bíblicos que passei a persegui-los na tentativa de “decifra-los”.
Lembro da irmã Maria minha professora da escola dominical, quase sempre ficava sem respostas para as minhas perguntas totalmente fora do assunto da lição do domingo.

E dessa reminiscência da infância, eu lembro desse texto do evangelista João à igreja de Pérgamo, especialmente ao referir-se à “Pedra Branca”, isso me fez imaginar muitas coisas e quanto mais passava o tempo, mais isso se tornava indefinido(…) então imagine o que passava na cabeça de uma criança à respeito dessa pedra, que carinhosamente eu chamava de “A Pedrinha Branca”, esse termo que eu usava quando criança, confesso que volta e meia acabo usando hoje em dia.
Antes de João falar sobre a pedra, ele fala do maná escondido, e desse maná Deus disse que dará a comer para o que vencer, mas para entendermos sobre o maná, primeiro vamos falar da pedrinha?

“Uma Pedra Branca e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”

Me fale uma coisa, de que vale um nome dado a você só pra você saber, e que ninguém possa usá-lo para te chamar?
E essa pedra, o que significa? seria literal? Deus nos entregará um pedaço de rocha pintada de branco?
Qual seria o formato dessa pedra? uma esfera feito uma bolinha de gude? e esse maná escondido?
Quem o escondeu de quem? o porquê?

para sabermos o significado dessas coisas vamos outra vez a “Simplicidade do Evangelho”, esse título vai nos seguir sempre! (…)

Primeiro; Quando lemos apocalipse 7, vemos um quadro da igreja já na glória, com a descrição da chegada
da multidão vestida de branco, recém vinda da Grande Tribulação, é claro que essa multidão nào é a igreja, visto que João fala de dois grupos chamados de multidão, porém distintos.
Sabemos que a igreja não passará por essa grande tribulação, e sim os que forem salvos não se deixando marcar pela besta e também os Israelitas remanescentes.
Mas nesse momento, estaremos todos iguais, diante do trono do Senhor. E finalizando esse capítulo João diz que o senhor enxugará de nossos olhos toda a lágrima, logo entendo ser lágrima no sentido de tristeza, caso fosse lágrima de alegria não haveria necessidade desse termo enxugar, que aqui significa”consolo”.

Choraremos por coisas que estão na nossa CONSCIÊNCIA humana até esse momento, como por exemplo,
choraremos pelos amigos, filhos, pais e irmãos que não se salvaram.
Aqui entrará a “Pedra Branca”, ou seja, após esse consolo (enxugar as lágrimas), ganharemos uma nova CONSCIÊNCIA!
olha a pedra branca aí!!! o branco é sinal de pureza, um novo nome, ou seja uma nova consciência que só você saberá, todas as lembranças terrenas serão apagadas nesse momento, e aí cumpre-se o que jesus disse;

Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.

O fato de eu não saber o que você pensa, nem você saber o que eu penso é exatamente isso; esse novo nome é a nova consciência “o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”
Mas junto com essa nova consciência, receberemos para comer um maná escondido, e isso significa que tomaremos conhecimento de coisas eternas que nossa capacidade humana de hoje não alcança, e isso é algo que está “escondido”
de todos nós.

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós…” (Deut. 29.29) e essa mudança espiritual será completa, João diz também;
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.” l João 3.2
Ou seja, chegará o tempo que as coisas que hoje são mistérios pra nós, se tornarão claras porque estaremos na glória eternamente com Cristo e não mais teremos esse intelecto humano limitado e pecaminoso.
Ora vem Senhor Jesus! tua noiva te espera.


Fonte: Eliseu Soares Colunista do Gospel Prime
|