Metodista Livre Jardim - Planalto

Jardim Planalto




O Sonho...
No final dos anos 70 o Pastor Nakayama recebera em sonho de Deus que haveria um trabalho na região de Sapopemba. Compartilhou com a Igreja Metodista Livre da Liberdade da qual era Pastor , para que orassem por este trabalho, pois o sonho não era somente para ele e sim para a Igreja. O pastor Nakayama faleceu em 1983 .

Uma porta...
Alguns anos depois, Reinaldo e Clarice , membros da Igreja em Liberdade, iniciaram um trabalho de evangelismo com as crianças da rua onde moravam em Sapopemba. Na Época eram ajudados por Márcia, Nair , Mami e, Noburo. Reinaldo e Clarice mudaram e não havia mais local para abrigar o trabalho. Nair e alguns irmãos vinham e reuniam as crianças onde dava: escadarias, calçadas ou até mesmo na rua. Mas a maior dificuldade era quando chovia. Veio então uma parceria com uma Igreja Assembléia de Deus. Infelizmente não houve apoio Metodista. O Admilson, logo após sua conversão chegou a fazer algumas visitas com a Nair mas o trabalho com as crianças não vingou.

Deus não desistiu!.Ele nunca desiste...
Em 1º de maio de 1988 Admilson conheceu a Cristo. Fervoroso e vendo a necessidade de levar o evangelho de Salvação para sua família, todos de origem católica e que não aceitavam de bom grado as boas novas. Iniciou algum tempo depois, cultos de ação de graças pela ocasião de seu aniversário. Era uma estratégia dada por Deus. Seus irmãos, cunhados e sobrinhos iam para comer bolo e saim alimentados pela Palavra de Deus, pois junto com a família ele convidava alguns irmãos da Igreja da Liberdade entre eles Pastor Nelson, Nilza, Nair, David, Regina, Hiro, Celso, etc... As primeiras festas foram na casa da Lika e do Tonho e em 1991 passou para a laje da casa da dona Francisca.

O primeiro Culto...
Em 19/11/91 deu início aos cultos no Jardim Planalto. Inicialmente na sala da casa da dona Francisca que logo ficou pequena e em seguida passou para a garagem que também ficou pequena . Nós sentíamos como os irmãos da Igreja em Atos dos Apóstolos 2:47 , relata Admilson, “louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.”
Em 2004 a média de pessoas que frequentavam o culto as terças-feiras era de 70 pessoas.
Ah! , A família do Admilson ? A conversão foi praticamente em massa !

As Crianças...
Havia uma preocupação no coração de alguns irmãos quanto as crianças e a assimilação da palavra. A frequência nos cultos às terças-feiras girava em torno de 20 a 30 ! “Era uma turminha bem animada ! Tinha muita vontade de conhecer e cantavam bastante”, relata Regina Célia. Bem no comecinho as crianças eram acomodadas dentro da casa da dona Francisca, mas como o número de crianças cresceu muito, passou para a garagem da casa vizinha que pertencia ao Admilson . Os Professores eram Regina Célia, Miriam Miagi e Sidney Rocha.
As crianças tinha o cultinho com louvor e ofertório, depois eram separadas por faixa etária .
Aqui o nome de alguns que eram “pontas firmes” : Leandro, Henrique, Bruna, Marcelo , Márcio, Anderson, Adriano, Francilma, Edna, Elisa, Edson, Erison, Luana, Lucas, Erivelton, Eduardo, Rafael, Grazi, Patrícia, Dinho, Dida Alessandro, Juju.

Os adolescentes...
Cássia, Patrícia, Vivian, Alessandra, Lili, Cibele, Marcela, Jessé era uma turminha da pesada, segundo relato da Vivian . Teve uma das Irmãs Miagi, que chorou porque não aguentava mais ! Não se recorda se foi a Miriam ou a Liliane, mas independente de quem plantou, valeu a pena ! Vejam os frutos Irmãs Miagi !!! Glória a Deus pelo empenho e lágrimas de vocês ! “Portanto meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” ICo 15:58
Além das Miagi's tivemos também a colaboração do irmão Hiro no início dos trabalhos.

Mudando o jeito...
Em 12 de maio de 1992 a garagem da Francisca Miquelina, ganhou um ar de Igreja mesmo : foi pintada de branco e recebeu bancos de madeira que foram feitos pelo Chico e pintados de cinza pela Sr. José, pai do Admilson. Havia no coração de todos uma alegria sem prescedentes , indescritivel por tudo quando Deus estava fazendo.......

O primeiro dizimo...
“Eu nem mesmo sabia o que era dizimo”, relata Maria José Reis Gomes, nossa querida Zelita. “Ainda não era batizada, tinha apenas curiosidade e sede de ler a Biblia e vi em um programa de televisão um determinado pastor pregando sobre dízimo e senti o desejo de ser dizimista. Não trabalhava fora mas fiz um propósito com o Senhor que todos os meses daria aquela determinada quantia ou mais. O dinheiro que meu esposo me dava para as despesas eu ia separando aquele que era do Senhor.
Consagrei meu “dizimo”. Na semana seguinte o Admilson comentou que as cordas do violão haviam quebrado e que o valor que eu havia consagrado fora usado para o compra de cordas novas! Louvado seja Deus ! E que eu era a 1ª pessoa a dizimar no ponto de pregação do Jardim Planalto. Fiquei grata ao Senhor pelo privilégio.
O tempo foi passando e meu esposo também se converteu, Tonho, mas não tinha entendimento quanto aos dizimos e ofertas. Continuei agindo da mesma forma. De tudo que ele me dava, eu separava aquela quantia que era do Senhor. Mas, houve o casamento de uma sobrinha e eu precisava de uma bolsa para ir. Meu marido já tinha dito que não tinha recursos para comprar uma bolsa nova e o único dinheiro que eu tinha era o do Senhor. Fiquei naquele impasse : honro com meu compromisso ou compro a bolsa ??? Dedici obedecer ao Senhor, coloquei o dinheiro no envelope e orei ao Pai agradecendo pelo privilégio de poder obedece-lo. Descansei. Minutos depois , meu esposo me chamou e me levou sem que eu dissesse palavra alguma , para comprar uma bolsa nova ! “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja ,mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal até que não haja lugar suficiente para recolherdes.” Malaquias 3:10
Tempos depois , orei ao Senhor para que ele tocasse em meu esposo para que ele fosse dizimista. Como marido e mulher somos um em Cristo, mas ele, sendo cabeça, tem sobre si, esta responsabilidade. Na mesma semana pude ver minha oração sendo respondida.”

A diferença...
Os responsáveis pelo trabalho em Jardim Planalto, tinham por hábito, influenciados pelos ensinamentos de Wesley, buscar ao Senhor com disciplina na leitura da Palavra, oração e santificação pelo jejum todas as terças e quintas-feiras. Pastor Nelson Sogumo, Admilson, David, Regina Célia, Sidney ,Miriam Miagi e Celso.

Crescimento...
Os cultos ás terças-feiras na Casa da Dona Francisca, já era reconhecido como Ponto de Pregação pelo Consílio, mas aos domingos, nossos irmãos faziam uma caravana e iam ao culto na Igreja Mãe , no bairro da Liberdade.
Quem tinha carro, maravilha! Quem não tinha, pegava carona na Perua cabine dupla com carroceria, que pertencia ao Josué, nosso amado irmão Doda. Era perigoso, pois os irmãos iam ao ar livre sem nenhuma proteção. Depois veio a Kombi branca, “bem velha que só andava pela graça”, relata Rosana, esposa do Doda. Que nesta época ia levar o pessoal para a Igreja mas não queria compromisso. Até o dia que se rendeu aos pés do Senhor. Depois veio a Kombi amarela, desta todos lembram ! Tinha um adesivo com um arco-íris escrito “Cristo é Vida” que logo ficou pequena. A Capacidade de uma Perua Kombi é de 10 pessoas.
A Kombi Amarela levava uns 15 e a do Henrique uns 18 !!! Estava na hora de ter culto aos domingos no Jardim Planalto....

A casa da Rua Maniba...
“Alugamos uma casa na Rua Maniba e íniciamos a busca para localizar e posteriormente comprar o terreno para a construção do templo” relata Adimilson.

O sobrenatural...
“Encontrado o terreno com uma casa construída, hávia um grupo de irmãos orando pela compra do imóvel. Como não tinhámos o valor necessário para a compra, fui negociar, fazendo uma proposta ao proprietário”, relata Josué.
“A resposta do Proprietário foi : - não tenho pressa, não preciso de dinheiro!
Na reunião de oração, compartilhando com os irmãos a resposta , David, levantou e disse : - ele não precisa de dinheiro nem tão pouco nós precisamos de terreno, “pois do Senhor e a Terra e tudo o que nela existe” I Co 10:26 . Descansamos
Passou-se uns dez dias o proprietário ligou aceitando a proposta e facilitando o restante em parcelas !!!

Mover de Deus...
Paulo Nakayama, doou uma casa cujo os recursos foram revertidos para a compra do terreno .
Quem podia dar 3 sacos de cimento, dava 3, quem não podia dava 1, quem não tinha para dar, vinha ajudar a assentar tijolos, carregar areia, fazer massa, etc....toda a Igreja foi construída com a ajuda dos irmãos que movidos pelo Senhor doaram seus recursos e tempo para o construção do templo que temos hoje . Não houve pobre o bastante para dizer que não podia dar.......

Tempo para todo propósito...
Congregassamba, este era o nome do grupo de irmãos que tocavam músicas de composição do Doda e Leandro Bandeira entre outros compositores, todas em ritmos de samba.
O Grupo começou em 2001 com membros da Igreja que eram músicos também em bares na noite paulista e que tempos depois, não se firmaram na Igreja. Com a saída destes irmãos, grupo precisou de uma nova formação. Esta nova formação e deu com membros da Igreja que foram aprendendo a tocar dentro do próprio grupo que se dissolveu em 2006.

Frutos de E.B.F.
As crianças do Jardim Iguatemi, bairro não muito próximo ao Jardim Planalto, eram levadas ano após ano pela Nalva as EBF”s realizadas na Igreja. Entre elas, Elian, Ivan, Diego, Ítalo e Bruno. Exceto a mãe do Bruno, as demais foram alcançadas e são membros da Igreja Metodista Livre de Jardim Planalto.
O Casal Gilberto e Simone, também moradores do Iguatemi, conheceram a Cristo e passaram a ajudar nas E.B.F's .
Em uma de suas pregações o Pastor Jorge ministrou sobre a necessidade da Igreja investir em vidas e a Liderança optou pela compra de uma Perua Kombi para transportar os irmãos do Jardim Iguatemi até a Igreja. Todos os domingos a Kombi vai lotada para a Igreja . Já chegou a transportar 25 pessoas!
Hoje, o Casal Gilberto e Simone são líderes do ministério com Jovens e Adolescentes, abrigam desde 2006 uma Célula todas as sextas-feiras em sua casa , que recebe regularmente em torno de 15 pessoas por reunião.

Fruto de Célula
Simone Garcia, seu irmão Junior e sua cunhada Camila, foram alcançados na célula do Jardim Iguatemi. Reconhecendo a importância do trabalho em células, Simone Garcia abriga uma em sua casa no Jardim Planalto.

Os Pastores
A Igreja Metodista Livre de Jardim Planalto foi pastoreada até Junho de 2005 pelo nosso amado Pastor Nelson Sogumo. Em 2006 assumiu o Pastor Élbio, em 2007 Pastor Jorge e em Janeiro de 2008 Pastor David, que ficou como responsável local perante o Consílio no período de 2006 a 2007.



Yeda
Menbro da Igreja Metodista Livre
Jardim Planalto
|